terça-feira, 27 de janeiro de 2015

EU TENHO MEMÓRIAS, QUE MERDA

Tenho insónias, tudo se herda
Tal avô, tal pai, tal filho?
Nunca seria um bom pai


O gato está no berço


O meu filho nasceu outro dia
Veio ao mundo da maneira comum
Mas haviam viagens a fazer e contas a pagar
Ele aprendeu a andar enquanto eu estava fora
Ele aprendeu a falar antes de eu saber
E ele dizia enquanto crescia
“Vou ser igual a você, pai
Você sabe, vou ser igual a você”


E o gato está no berço e a colher de prata
Menino triste e o homem na lua
«Quando você vem para casa?»
«Filho, não sei quando
Ficaremos juntos então
Tu sabes, vamo-nos divertir então»


Bem, meu filho fez dez anos outro dia
Ele disse «Obrigado pela bola, pai
Vamos jogar
Você pode me ensinar a lançar?»


Eu disse, «Hoje não, tenho muita coisa para fazer»
Ele disse, «Tudo bem»
Caminhou para longe, sorriu e falou
«Sabe, eu serei igual a ele
Sabe, eu serei igual a ele»


Bem, ele voltou da faculdade outro dia
Tão crescido que eu tive que dizer
«Estou orgulhoso de você
Podemos conversar por um minuto?»
Ele balançou a cabeça e disse com um sorriso
«O que eu realmente queria, pai, eram as chaves do carro
Vejo-te depois
Pode me as dar, por favor?»


Estou aposentado há muito tempo, o meu filho se mudou
Liguei para ele outro dia
«Gostava de te ver, se você não se incomodar»
Ele disse, «Eu adoraria, pai, se eu tivesse tempo
O meu emprego é cansativo e as crianças estão com gripe
Mas é muito bom falar com você, pai
Tem sido muito bom falar com você»
Enquanto desligava o telefone eu percebi
Ele cresceu e ficou igual a mim
O meu rapaz é exactamente igual a mim


Gosto da versão da Dilana desta música








2015






Rui Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário